Quando
a criança inicia na escola ela já leva consigo uma bagagem social, cultural e econômica.
É comum encontrarmos crianças na mesma turma que já falam o dialeto da escola e
crianças que tem um dialeto diferenciado e também é comum encontrarmos algumas
variações linguísticas. Essas variações geralmente são vistas apenas como uma
questão gramatical, de certo ou errado. Para Cagliari
Os dialetos de uma língua
são como que línguas específicas, com sua gramatica e usos próprios, todavia
muito semelhantes entre si. [...] o uso linguístico dialetal não é por si
errado, é apenas diferente do uso de um outro dialeto. Dentro de um dialeto
também existe o certo e o errado, linguisticamente. (1998, p. 36)
É importante que o professor conheça bem seus
alunos, suas necessidades para planejar as aulas da melhor maneira possível,
visando mostrar a questão do dialeto, da gramatica sim, porém, deve-se ter
muito cuidado ao se trabalhar essas questões do certo e do errado para não
taxar o aluno de burro e incapaz, cuidado inclusive nos métodos avaliativos.
Cagliari também aponta a valorização indevida
que se dá a escrita sendo considerada lógica, clara e explicita ao ponto que a
falada é considerada o inverso da escrita. Ambas têm suas funcionalidades e
caminham juntas. Uma criança que fala errado tende a escrever da maneira que
fala, mas não quer dizer que ela não seja letrada. Ao mesmo tempo em que uma
criança alfabetizada, que fala e escreve corretamente pode não ter o mesmo
conhecimento de mundo que a primeira.
Cagliari propõe então que ao invés de ensinar
o português com regras de uma gramatica normativa, se ensine uma gramatica
descritiva. Essa proposta se resume em uma descrição de como a língua funciona
e seus usos, aspectos ou níveis - fonético, fonológico, semântico, etc. (1998, p.
39).
Ensinar diante de tantas diversidades não é
uma tarefa fácil, requer muito estudo, reflexão critica e bom senso sobre o
certo e o errado.
CAGLIARI, Luis Carlos.
Alfabetização & Linguística. 10.ed. São Paulo:Scipione,1998.
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