sexta-feira, 5 de julho de 2013

TEXTO REFLEXIVO EM GRUPO




Quando a criança inicia na escola ela já leva consigo uma bagagem social, cultural e econômica. É comum encontrarmos crianças na mesma turma que já falam o dialeto da escola e crianças que tem um dialeto diferenciado e também é comum encontrarmos algumas variações linguísticas. Essas variações geralmente são vistas apenas como uma questão gramatical, de certo ou errado. Para Cagliari

Os dialetos de uma língua são como que línguas específicas, com sua gramatica e usos próprios, todavia muito semelhantes entre si. [...] o uso linguístico dialetal não é por si errado, é apenas diferente do uso de um outro dialeto. Dentro de um dialeto também existe o certo e o errado, linguisticamente. (1998, p. 36)


É importante que o professor conheça bem seus alunos, suas necessidades para planejar as aulas da melhor maneira possível, visando mostrar a questão do dialeto, da gramatica sim, porém, deve-se ter muito cuidado ao se trabalhar essas questões do certo e do errado para não taxar o aluno de burro e incapaz, cuidado inclusive nos métodos avaliativos.
Cagliari também aponta a valorização indevida que se dá a escrita sendo considerada lógica, clara e explicita ao ponto que a falada é considerada o inverso da escrita. Ambas têm suas funcionalidades e caminham juntas. Uma criança que fala errado tende a escrever da maneira que fala, mas não quer dizer que ela não seja letrada. Ao mesmo tempo em que uma criança alfabetizada, que fala e escreve corretamente pode não ter o mesmo conhecimento de mundo que a primeira.
Cagliari propõe então que ao invés de ensinar o português com regras de uma gramatica normativa, se ensine uma gramatica descritiva. Essa proposta se resume em uma descrição de como a língua funciona e seus usos, aspectos ou níveis - fonético, fonológico, semântico, etc. (1998, p. 39).
Ensinar diante de tantas diversidades não é uma tarefa fácil, requer muito estudo, reflexão critica e bom senso sobre o certo e o errado.


 REFERÊNCIA


CAGLIARI, Luis Carlos. Alfabetização & Linguística. 10.ed. São Paulo:Scipione,1998.

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